Atualmente o mundo dos negócios exige profissionais cada vez mais preparados e com várias habilidades. Dentre as qualificações profissionais, a capacidade de comunicar-se de forma eficaz apresenta-se como uma das principais características solicitadas nas grandes corporações. Falar bem, com segurança, elegância e naturalidade em qualquer situação é imprescindível. É através da comunicação verbal que mantemos um número maior de contatos diários: palestras, cursos, reuniões, recados, bate-papo, ordens, contra-ordens, etc.
Os ambientes também são diversos:
profissionalmente, em família e/ou entre amigos. Muitas pessoas são peritas em
seus ramos de trabalho, possuindo algumas, até especializações como mestrado ou
doutorado, mas quando necessitam expor seus conhecimentos, agem com tanta
timidez e insegurança, que o público ouvinte fica literalmente decepcionado.
Assim, o aprimoramento do processo comunicativo é recomendado a todos que se
interessam pelo desenvolvimento de sua comunicação pessoal e profissional,
facilitando a formação do marketing pessoal, a utilização de linguagem
“persuasiva” e influencia de pessoas.
De acordo com estudos e pesquisas, Falar em
público é o segundo maior medo da população, perdendo apenas para o da
violência. E, considerando a população de pessoas tímidas, falar em público
está em primeiro lugar.
Assim como o medo, boca seca, taquicardia,
suor, tremor, mãos frias, hesitações na fala, desviar o olhar, falar rápido
demais e ter pensamentos negativos são algumas das manifestações da timidez, um
fenômeno comum que atinge aproximadamente 56% da população. A timidez é
definida pela inibição de comportamento e pela ansiedade causada na presença de
uma pessoa ou situação nova, principalmente em um contexto de exposição e de
avaliação.
Se nós sentimos medo ou timidez para falar
em público é porque tivemos alguma experiência de comunicação negativa no
passado. A falta de conhecimento sobre o assunto, a falta de prática no uso da
palavra em público e a falta de autoconhecimento são as principais causas.
Sentir medo ou timidez não é o problema, pois são fenômenos comuns. O que
devemos fazer é aprender a lidar com esses fenômenos e com a lembrança negativa
das experiências. Para isso, precisamos ter oportunidade para vivermos uma nova
e positiva situação de comunicação em público.
De acordo com a fonoaudióloga e professora
de oratória Laila Wajntraub, é possível desenvolver, aperfeiçoar e valorizar a
comunicação oral aplicando técnicas e exercícios de dicção, voz e oratória,
fortalecendo a auto-estima, aprimorando a capacidade de comunicar-se em público
com desembaraço, eficiência e naturalidade, eliminando bloqueios e inibições.
Fonte: clubedafala.com
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