Às vezes o nervosismo bate, não adianta – mas há algumas formas de passar confiança em situações dessas.
Transmitir confiança é decisivo para o
sucesso no mundo do trabalho e quem diz isso é Rodrigo Soares, diretor de uma
das maiores consultorias de recrutamento e seleção que atuam no Brasil, a Hays.
Em um ambiente em que parecer ser é tão
importante quando ser de fato, profissionais que transmitem confiança prosperam não só por conta da boa
comunicação, mas também porque são capazes de conquistar e influenciar
positivamente o ambiente ao seu redor.
Confira como espantar a insegurança e
projetar confiança. Segundo Soares, esta é uma escolha, basta optar por ela:
1. Aja primeiro
“O profissional deve partir para a ação,
que pode ser ancorada na observação da atitude de pessoas confiantes”, diz
Rodrigo Soares. Repare na linguagem
corporal de alguém que você
considera confiante. Note gestos e expressões e perceba de quais deles você
poderia se apropriar. “Pequenas ações já projetam confiança”, diz.
AGIR DE MANEIRA CONFIANTE, MESMO ANTES DE SE SENTIR TÃO SEGURO QUANTO
DEMONSTRA A “NOVA” ATITUDE, TERÁ RESULTADOS EFETIVOS NA SUA AUTOIMAGEM.
2. Elimine vocabulário
impreciso
“Há, por exemplo, uma diferença grande no
nível de confiança transmitido ao interlocutor entre dizer ‘eu acho’ e dizer
‘eu acredito’”, diz Soares.
Eliminar palavras imprecisas é uma maneira
de valorizar suas colocações em reuniões e apresentações. Ritmo e cadência da
fala são fatores importantes para demonstrar credibilidade. O contato visual,
um desafio para os mais inseguros, nunca deve ser preterido neste processo. E
lembre-se de sorrir, indica Soares.
3. Bom humor
Pessoas engraçadas, em geral, são vistas
como confiantes. Quando for apropriado ao ambiente, aposte no humor, mas com
moderação e parcimônia.
Se sua a insegurança não permite que você
tenha a coragem de tentar provocar risadas nos outros, apresente-se no dia a
dia, simplesmente, com bom humor. “Ninguém precisa contar piada, um sinal de
bom humor em uma entrevista de emprego é o sorriso”, diz Soares.
Aliadas aos truques, estas
ações são imprescindíveis:
Tenha mentores. Executivos muitas vezes atribuem parte de seu sucesso à orientação que receberam de seus
mentores ao longo da carreira.
Cercar-se de uma rede de apoio vai, sem dúvida, aumentar o seu nível de
confiança para tomar decisões no âmbito profissional.
Segundo Soares, um mentor deve, inclusive,
ser encarado como um lembrete constante do que é necessário fazer para chegar
aonde você quer. “Devem ser pessoas que inspiram admiração e com quem há forte
identificação de valores”, diz Soares.
Prepare-se. Quanto mais inseguro o empreendedor, mais a preparação se faz
necessária. Dedique-se ao máximo antes de enfrentar reuniões, apresentações ou
outros momentos de protagonismo. Pular a preparação é deixar muito
espaço para o acaso e para possíveis falhas.
Artigo adaptado e originalmente publicado
em Exame.com Via Endeavor
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