Não importa se você está tentando se destacar em uma apresentação na igreja ou na escola ou em uma empresa entre as top 100 da Fortune, provavelmente você vai usar o PowerPoint.
O PowerPoint foi desenvolvido por
engenheiros como uma ferramenta para ajudá-los a se comunicar melhor com a
equipe de marketing e vice-versa. Esta é uma ferramenta excepcional porque
permite uma comunicação verbal muito densa. Sim, você poderia enviar um
memorando, mas ninguém lê estes documentos mais. À medida que as empresas estão
ficando cada vez mais ágeis, nós precisamos de uma forma de comunicar nossas
ideias de um grupo para outro. É neste ponto que entra o PowerPoint.
ESTA PODERIA SER A FERRAMENTA MAIS PODEROSA DO SEU COMPUTADOR. MAS NÃO
É. INÚMERAS INOVAÇÕES FALHAM PORQUE OS APRESENTADORES USAM O POWERPOINT DA MANEIRA QUE A MICROSOFT QUER QUE
ELES USEM, AO INVÉS DE FAZEREM DA MANEIRA CORRETA.
Comunicação é a transferência
da emoção
A comunicação se refere à vontade de fazer
com que os outros entendam e adotem o seu ponto de vista, para ajudá-los a
entender por que você está empolgado (ou triste, ou otimista, ou qualquer
estado emocional que você esteja no momento). Se tudo o que você quer fazer é
criar um lista de fatos e figuras, então cancele a apresentação e envie um
relatório.
Nossos cérebros têm dois lados. O lado
direito é ligado às emoções, músicas e mudanças de humor. O lado esquerdo, por
sua vez, é ligado à destreza, fatos e a informações de funcionamento do corpo.
Quando você vai fazer uma apresentação, as pessoas querem usar as duas partes
dos seus cérebros. Então, elas usam o lado direito para julgar a forma com que
você está falando e se vestindo, além
da sua linguagem corporal. Frequentemente, as pessoas chegam a uma conclusão a
respeito da sua palestra a partir do tempo que você gasta no segundo slide.
Depois disso, pode ser tarde demais para que as suas listas com marcadores
façam alguma coisa para salvar a sua apresentação.
Você pode destruir um processo comunicativo
com fatos que não são comprovados ou com raciocínios que não fazem muita
lógica. Mas você pode completar o processo com as emoções. Lógica não é
suficiente.
Apresentadores devem vender –
para audiências internas e para o mundo exterior
Se todas as pessoas que estão na sala
concordassem com você, não seria necessário fazer uma apresentação, certo? Você
poderia economizar muito tempo imprimindo um relatório de uma página e
entregando para cada uma das pessoas. Mas não, a razão pela qual você faz uma
apresentação é a negociação, é
para defender o seu ponto de vista, para vender uma ou mais ideias.
Se você acredita na sua ideia, venda-a!
Faça o seu ponto de vista o mais convincente possível e alcance o que você foi
buscar. Sua audiência vai te agradecer por isso, pois, lá no fundo, todos nós
queremos ser comprados.
Os 4 componentes de uma
apresentação excepcional
1. Faça cartões de memorização: não os coloque em tela, fique com eles em mãos. Você pode usar
os cartões como forma de garantir que você diga tudo o que tinha sido
planejado.
2. Faça slides que consolidam a
sua fala, e não que a repete: os slides devem
demonstrar, com provas emocionais, que o que você está dizendo é a verdade.
Se for falar sobre a poluição em Houston,
por exemplo, invés de apresentar quatro marcadores sobre dados sobre a saúde
ambiental da cidade, por que você não lê os dados e apresenta fotos de vários
pássaros mortos, fumaça e uma imagem de pulmões infectados, por exemplo? Isto é
trapaça! Não é justo! Mas funciona.
3. Crie um documento escrito: escreva com o máximo de informações e notas de rodapé você quiser.
Quando começar a apresentação, diga ao seu público que você irá entregar os
detalhes da palestra posteriormente, para que eles não precisem fazer anotações
durante a apresentação. Lembre-se, o seu foco deve ser em fazer uma venda
emocional. O documento é uma prova para ajudar os intelectuais que estão te
assistindo a aceitarem as ideias que você vendeu emocionalmente para eles.
IMPORTANTE:
Não entregue o material escrito no início da palestra! Se você fizer isso, as pessoas vão ler o documento durante a apresentação e vão te ignorar. Invés disso, o seu objetivo é fazer com que eles se sentem na cadeira, confiem em você e aceitem os pontos emocionais e intelectuais que você está apresentando.
Não entregue o material escrito no início da palestra! Se você fizer isso, as pessoas vão ler o documento durante a apresentação e vão te ignorar. Invés disso, o seu objetivo é fazer com que eles se sentem na cadeira, confiem em você e aceitem os pontos emocionais e intelectuais que você está apresentando.
4. Crie um círculo de feedback: se a sua apresentação de PowerPoint for para uma aprovação de
projeto, entregue para as pessoas um formulário de aprovação do projeto para feedback, para que não tenha
nenhum tipo de ambiguidade sobre o que vocês concordaram na apresentação.
A razão pela qual você está fazendo uma apresentação
é para realizar uma venda. Então, faça isso!
NÃO SAIA SEM O “SIM”, OU PELO MENOS COM O COMPROMISSO DE UMA DATA PARA
RESPOSTAS FUTURAS.
Pontos são para a escola!
Aqui estão cinco regras que você precisa
manter em mente para criar apresentações de PowerPoint brilhantes:
1. Não use mais do que seis
palavras por slide. NUNCA. Nenhuma
apresentação de PowerPoint é complexa demais para poder quebrar esta regra.
2. Sem fotos amadoras. Use fotos profissionais de bancos de imagem.
3. Não use as transições de
slide animadas.
4. Efeitos sonoros podem ser
usados em alguns momentos das apresentações, mas nunca use os que já
estão presentes no programa. Em vez disso, grave sons e músicas de CD’s e
aumente as chances de que as pessoas tenham memória emocional sobre a palestra.
Se as pessoas começarem a se mexer para acompanhar o ritmo da música, você os
impediu de cair no sono e deixou claro para eles que a sua não é apenas mais
uma reunião ou apresentação de PowerPoint qualquer.
5. Não entregue cópias
impressas dos seus slides. Eles não funcionam sem
você e sua apresentação.
O sucesso é fácil de descrever: você
projeta um novo slide de PowerPoint e as pessoas têm reações emocionais
despertadas. Elas se sentam direito nas cadeiras e se mostram curiosas para
saber o que você tem a dizer a respeito daquela imagem projetada. Então, se
você fizer tudo certo, conforme planejado, todas as vezes que as pessoas
pensarem sobre o que você falou, eles vão visualizar a imagem, e vice-versa.
Claro, este é um jeito diferente do que o
que a maioria das pessoas costuma fazer. Mas todas as outras pessoas estão
ocupadas defendendo o status quo (o que é fácil), enquanto você está ocupado
apresentando com ótimas inovações, o que é muito mais difícil.
Artigo originalmente publicado
no blog do Seth Godin Via Endeavor
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